Falésia de Bandiagara, Mali



Fotos in panoramio.com
Baseando o seu sistema de crenças, num deus anfíbio que terá visitado a Terra oriundo de um sistema estrelar "Po Tolo" (Sirius A, B e"C") os Dogon são uma cultura surpreendente. Possuem um conhecimento astronómico enorme sobre este conjunto de estrelas, inclusive tamanhos e densidades, assim como períodos orbitais das mesmas antecipando as posteriores descobertas da astronomia ocidental. Mais surpreendente ainda é anunciarem a existência de uma terceira estrela que ainda não se descobriu.
Estranho é estes conhecimentos existirem sem qualquer tipo de instrumento óptico. Existem teorias que defendem que este povo é um descendente de povos gregos que colonizaram as terras da Líbia e foram entrando na África e misturando-se com os nativos. Assim justifica-se este avanço inexplicável, que por tradição oral foi sendo transmitindo pelas gerações.

Este povo localiza-se nas escarpas de Bandiagara no Mali. Protegido e camuflado na perfeição nestas escarpas com as suas construções de lama e palha este povo desenvolve um discurso arquitectónico simplesmente belo. São corpos simples, que aglomeram-se em núcleos, cobertos por chapéus de palha apresentando poucas aberturas.

Fonte: en.wikipedia.org
Mais informação em dogon-lobi.ch

Comments

filipe said…
fiquei fascinado pela arquitectura em especial pela construção que a-antecipa a vila savoye (diga-se q depois da viagem do corbu pela africa norte ele nunca mais foi o mm!)
...mas tb fascinante é a cultura divina-astrológica do deus proveninente da constelação Sirius e aqui acrescento que há outro povo na Africa (mais a sul q o mali) que presta o mm culto a esse deus! e conheciam a Sirius B antes da sua descoberta! tenho pena de nao saber como é a sua arquitectura..quiçás poderá haver uma arquitectura "Siriusiana"!!

o mali continua a juntar pontos na arquitectura!! bom post zé