Arranha-céus na Geórgia

Ushguli, Svaneti, Georgia



Isolados por um longo tempo a região de Svaneti na Geórgia apresenta uma tipologia de casas medievais estranhas. Casas-torre que funcionavam em simultâneo para habitação e defesa do território. Exemplares de arranha-céus dos tempos idos...


"Update"

Após chamada de atenção de Pedro Varela, olhemos também para San Gimignano em Itália, com uma série de torres que teriam o mesmo tipo de função.

Comments

Pedro Varela said…
Ver também San Gimignano (http://en.wikipedia.org/wiki/San_Gimignano).
Mariana said…
...e também (pelo menos em itália e segundo me lembro das aulas de história)a sua altura não se devia unicamente a questões defensivas...era uma espécie de competição entre os 'senhores'..a ver quem é que construia a mais alta...(uma questão que ainda tem mais a ver com os arranha-céus actuais:P)
A. Sabença said…
Outra chamada de atenção à magnífica paisagem! Espero que os emigrantes da Geórgia, espalhados um pouco pela Europa (e até aqui por Portugal), uma vez "retornados", não façam o mesmo que muitos portugueses na mesma situação ao longo dos últimos 30/40 anos e destruam essas belas colinas com loteamentos e "casinhas de sonho" - quem sabe, até num "estilo português"?.